1º) Qual a tese que as escolas artísticas posteriores ao Classicismo, tinha sobre a beleza?
R = Defendiam a princípio de que há beleza também no feio e no desagradável. Os artistas mostraram que, muitas vezes, a desordem e a desarmonia são capazes de transmitir mais emoções e ideais do que as composições que procuram submeter a realidade a um ideal.
2º) Qual a diferença entre o belo e o bonito?
R= a beleza vem da emoção que temos diante de uma obra de arte quando percebemos o que o artista tenta transmitir. A beleza vem também da sensação de conseguirmos ver o mundo da maneira que pensamos ter sido a intenção do artista. O belo corresponde, assim, tanto a uma emoção despertada com a sua correspondência a uma idéia transmitida. Por exemplo, uma marcha fúnebre pode ser bela, apesar de triste. Porque a beleza emociona, e o mundo da arte, como o mundo real que lhe serve de inspiração, tem aspectos agradáveis e alegres, assim como desagradáveis e tristes.
3º) O que nos faz sensíveis para determinadas linguagens e para certas soluções plásticas, visuais e musicais? E por que nem todos acham as mesmas coisas belas, nem são sensíveis aos mesmos efeitos?
R= O que faz a gente sentir emoção diante de uma música e não de outra, de uma imagem e não de outra, tem a ver com o que se viveu na infância, com o que se aprendeu em casa ou na escola. E também com é o nosso temperamento. A emoção artística depende, portanto, da sociedade em que se vive, da região, do tempo e das pessoas com UEM convivemos. Depende de nosso estado de espírito, se estamos alegres, ficamos mais sensíveis às obras de arte que nos transmite alegria. Se, ao contrário, estamos tristes, nos emocionamos mais com as músicas ou imagens que parecem estar sintonizadas conosco, reproduzindo nosso humor ou emoções.
4º) Quando despertamos como sendo estético a emoção de uma obra?
R= Embora nossa percepção venha de impressões obtidas no momento em que uma obra nos é apresentadas, o deleito que ela proporciona pode vir com o tempo, de um saborear demorado, como uma espécie de degustação. Ás vezes esse momento chega depois de certas experiências e aprendizados e até de fatos que nos tornam mais sensíveis a certas emoções.
Matéria: Estética
Solicitado pela Professora: Giovana Dantas
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
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